Livros raros

Há uma grande livraria no centro de Kuinming. É raro encontrar boas livrarias na China. Nem em Hong Kong se tem a sorte de uma livraria legal surgir ao virar uma esquina. Forçando a barra, tem um sebo razoável no Soho, Flou. Um exemplar de 2002 do Lonely Planet da China sai por 7 dólares. Convenhamos, um guia de viagens “vintage” é um contracenso, mas vá lá, economiza 30.

É raro também ver pessoas lendo nos trens, metrôs e cafés. Mal lêem os jornais. Aqui e ali, a classica cena matinal dos jornais pendurados e os leitores de pé.

A livraria Top Books de Kuinming é uma típica megaestore. Tem quatro andares. Todos os livros são em chinês. Bem editados, em sua maioria em papel tipo polém, algumas capas tem desenho classudo e uma variedade bastante razoável de títulos. Parte dos livros e todas as placas indicativas das seções da livraria tem traduções para o inglês. O passeio então fica bastante interessante.

A literatura está no terceiro andar. Os destaques são “The kite runner” e “Les derniers jours de Pekin”. Uma boa edição em chinês de Trópico de Capricórnio custa 37 yuans, 5 dólares. É uma seção de clássicos da literatura. Jack London, Shakespeare, Kafka, Gunter Grass. De 25 a 37 yuans. Muitos, e indecifráveis livros de literatura moderna, poesia clássica e grandes novelas chineses. No segundo andar, livros de culinária, corte e costura, afazeres domésticos.
O primeiro andar, com todo o destaque da entrada, está reservado as bancadas das seções de Auto-ajuda e Marketing. Maior, a seção de Auto-ajuda está divida em três sub-seções: “Philosophy of Life”, “Books about Successful” e “Greatest Encouragment”. Bem posicionados, na linha de visão do chinês em busca de um empurrão para o sucesso individual, títulos como “You’re the root of your problem”, “Winning smart after losing big”, “A PhD is not enought” e como lembra um adesivo estampado no livro, o clássico “The Tao of coaching”.

Na seção de marketing, poucas traduções dos títulos para o inglês. Apenas imagens de empresários orientais olhando para o futuro, envergando ternos impecáveis, acompanhados de leões de pedra e pórticos de mármore ou brilhando ao lado do sorriso caca-níqueis de Jack Welch.

Um pouco mais à direita a seção “Books for Modern Women”. Em inglês apenas o bem recomendado “Women who stay with men who stray”.

Um comentário em “Livros raros

  1. POSSUO ALGUNS LIVROS EM MINHA RESIDENCIA E GOSTARIA DE VENDE-LOS,CASO HAJA INTERESSE ENTRE ELES TENHO:
    AFRICA(LEOPOLD SEDAR SENGHOR);CARYBÉ (ANTONIO BENTO,MACUNAÍMA-EDIÇÃO COMEMORATIVA DO CINQUENTENARIO DA PUBLICAÇÃO DE MACUNAÍMA,DE MARIO DE ANDRADE-ESTA AUTOGRAFADO POR ANTONIO BENTO);O BRASIL(THOMAS ENDER)1817;CULTURA E POESIA BRASILEIRA(REYNALDO FONSECA);O HUMANISMO LIRICO (GUINARD-MASP);EL ESCORIA OITAVA MARAVILHA;THE GREEK MARCHANT MARINE.
    MORO NO BAIRRO EM PARQUE ANCHIETA-RIO DE JANEIRO ,MEU TELEFONE É 3830-5364 OU 9493-6086 DARLON SILVA SOU LIVREIRO,AGUARDO CONTATO.
    ATENCIOSAMENTE,DARLON C. SILVA.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.